quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CVT de Taiobeiras Ganha em Primeiro lugar no Festival de Projetos

Projeto do CVT  de Taiobeiras conquista 1º lugar no estado

O projeto “PRIMEIRA SEMANA DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL” do CVT de Taiobeiras conquistou  1º lugar no estado durante o Festival de Projetos que aconteceu em Belo Horizonte no dia 21 de novembro.O projeto concorreu com outros 84 CVTs e foi apresentado pelo coordenador geral da unidade Taiobeiras, Welton Silveira Mendes, para os demais coordenadores dos CVTs, bem como para os representantes da Secretaria de Estado e Ciência e Tecnologia e Ensino Superior – SECTES.
Durante o encontro, sete CVTs (Alfenas, Itabira, Jaíba, Passos, Mariana, Patos de Minas e Taiobeiras) exibiram os projetos que implantaram, ocasião em que foram reconhecidos com troféus pela qualidade. 
A escolha de quais os programas que seriam apresentados foi feita no início de novembro pelos próprios CVTs, mas o processo de elaboração das ações ocorreu há cinco meses. “Desde o mês de julho, os 84 CVTs foram distribuídos em sete núcleos, denominados escritórios de projetos, tendo cada um, uma unidade responsável por ordenar e colocar em prática os projetos de cerca de 10 a 12 Centros Vocacionais”, explicou Lélia Teixeira. Os escritórios estão localizados nos CVTs de Brumadinho, Formiga, Lavras, Três Corações, Paracatu, Taiobeiras e Porteirinha. Cada um desses núcleos escolheu um projeto modelo para ser apresentado no evento.Este é o primeiro  prêmio que o CVT da cidade recebe graças à metodologia TEvEP (tempo, evento,espaço e pessoas), da escola de planejamento Homosapiens que vem sendo  utilizando nas atividades dos CVTs.
Em segundo lugar, ficou a cidade de Alfenas com o projeto Inclusão das Crianças em Estado de Vulnerabilidade Social e terceiro lugar, ficou com a cidade de Patos de Minas , com o projeto “
Recondicionamento de computadores e descarte ambientalmente correto de componentes não aproveitáveis”. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SECTES. O objetivo do festival é promover a interação, troca de experiências e confraternização da equipe, a partir da apresentação das suas melhores práticas, alinhadas à ferramenta de Gestão de Projetos.
Segundo o coordenador geral do CVT de Taiobeiras, Welton Silveira, responsável pela coordenação de um dos sete núcleos, a distribuição dos CVTs em grupos estimulou e fortaleceu o trabalho em equipe. “As unidades ficaram mais próximas e aprendemos a exercitar a criatividade em todas as ações que desenvolvemos. É como se fossemos uma família mesmo, pois fazemos parte de um mesmo projeto com o mesmo objetivo, ou seja, levar os CVTs à comunidade”, disse Welton.   A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), representada pela assessora da Superintendência de Estrutura e Turismo, Graziele Vilela, também participou da cerimônia de entrega dos prêmios. “A presença dessa instituição no Festival de Projetos permite fortalecer as ações do Estado em prol dos trabalhos desenvolvidos pelos CVTs”, destacou a Superintendente de Inovação Social, Lélia Teixeira, após declarar que a Sectes visa a estabelecer acordo de cooperação com a Setur. Para o secretário Narcio Rodrigues, o ano de 2011 marcou a consolidação da rede CVT, e nos próximos anos serão desenvolvidas novas metas. “Tenho dito que ao final do mandato do governador Anastasia, não teremos apenas a maior rede de CVTs do Brasil, mas o melhor modelo de construção da cidadania digital”, concluiu. 
Coordenadores do Nucleo de Projetos Vale Minas


Welton - Coor. CVT Taiobeiras


Premiaçao

Agradecimento aos coord. de Polo

Coord. dos CVTs do Polo Taiobeiras e Branquinho do CVT de Três corações


Solange ( CVT de Pedra Azul)

Roseli (CVT de Taiobeiras)

Ana Paula ( CVT de Diamantina)

Carlos ( CVT de Gov. Valadares)


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CVT de Taiobeiras Apoia Criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Vereador Victor Hurgo, Katiane, Welton e Valmiral
No último dia 07 de novembro, os coordenadores do CVT, Welton, Katiane e Roselí foram convidados para participarem da reunião ordinária  da Câmara Municipal de Taiobeiras. Na ocasião os vereadores Victor Hugo Teixeira e Valmiral Ferreira dos Santos apresentação a proposta de Criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Durante a apresentação da proposta, o vereador Vitor Hugo, destacou a importância do CVT no processo de inclusão não só digital mas também, inclusão no mercado de trabalho por meio de capacitação, além de agradecer a importante parceria na união de forças para que este seja aprovado pelo executivo. Isto representa fortalecimento das ações que o CVT de Taiobeiras vem desenvolvendo nessa área, onde já acontece a inserção desses nas atividades do CVT como no curso de Decoupagem, Pintura em Tecido e informática especial que acontece as segundas-feiras para surdos e mudos, ministrados pela voluntária Marilene Santos.

Welton, Katiane e Roseli

Setor de Saúde é Capacitado no CVT de Taiobeiras.

Nos dias 07 a 10 de novembro, sob direção do NASF- Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Coordenado pelo Farmacêutico Willy Meireles, em parceria com este CVT, capacitaram mais de 90 colaboradores, ente agentes de saúde, enfermeiros e recepcionistas. Com intuito de Otimizar o trabalhos destes em Taiobeiras, foi ministrado pelo Coordenador do CVT, Welton Silveira Mendes, o curso de Marketing Pessoal e Postural Profissional com foco em Atendimento ao Público e Técnicas de Comunicação. A capacitação teve uma carga horária de 10 horas. "A capacitação foi também um momento de descontração, de conhecimento de si mesmo, além de um grande entrosamento das equipes que atuam em prol da saúde em Taiobeiras." Nosso agradecimento todo especial ao NASF. 
Confira Algumas fotos.  



terça-feira, 8 de novembro de 2011

Polo de Inovação de Salinas participa 1ª Semana de Orientação Vocacional em Taiobeiras

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Taiobeiras realiza entre os dias 28 de outubro e 11 de novembro de 2011 a Semana de Orientação Vocacional, o evento tem por objetivo oferecer orientação vocacional a jovens estudantes e pessoas interessadas, na busca por uma profissão e colocação no mercado de trabalho, proporcionando a cada um deles momentos de debates com profissionais das mais diversas áreas, traçando assim o perfil profissional de cada participante. 
O evento conta a parceria dos acadêmicos do 6º período de Psicologia da Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI) de Montes Claros e do Polo de Inovação de Salinas. 
Dentre as atividades desenvolvidas foi incluído o curso TEIA, no dia 3 de novembro de 2011 foram capacitados 96 novos Agentes TEIA, com a proposta de levar aos jovens a possibilidade de utilizar as redes sociais como mais uma forma de gerar renda na profissão que escolherem. O TEIA é um projeto do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. É a rede mineira que ensina a utilizar a web para fazer negócios e disseminar a importância do empreendedorismo em todos os municípios.  
Os temas das palestras e mini-cursos oferecidos estão acontecendo de acordo com os resultados dos testes vocacionais. 

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CVT REALIZA PRIMEIRA SEMANA DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Com o apoio da Administração Municipal de Taiobeiras e a parceria com a FASI – Faculdade de Saúde Ibituruna de Montes Claros, aproximadamente 50 jovens, a maioria estudantes, das escolas públicas e particulares de Taiobeiras, participaram de uma magnífica experiência de realizarem testes vocacionais, com intuito de se orientarem na busca de uma profissão e colocação no mercado de trabalho.  No primeiro dia os  participantes assistiram ao filme: “O Roqueiro” que serviu de embasamento para  debate  no dia seguinte  antes da realização dos testes. “Essa experiência serviu para que eu pudesse analisar e descobrir o que realmente quero ser e fazer”, explicou o jovem Bruno Walison, que pela primeira vez realizou um teste Vocacional.  “Acho muito bacana a iniciativa do CVT em promover esta Semana de Orientação Vocacional, por que além de ajudar os jovens, podemos colocar em prática àquilo que aprendemos em sala de aula”, destacou a acadêmica Thais. Este será mais um evento que entrará para o calendário de atividades anuais do CVT de Taiobeiras.  Para participar do Projeto foi solicitado aos participantes contribuição em brinquedos que foram  doados ao CEIA – Centro Educacional para Infância e Adolescência  e o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.





CVT de Taiobeiras Realiza semana da criança


Intitulada de “Travessuras.com”, os colaboradores do Centro Vocacional de Taiobeiras se uniram para realizarem eventos voltados para as crianças carentes dos projetos: PETI – PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL e CEIA – CENTRO EDUCACIONAL PARA INFÂNCIA E ADOLESCENCIA. O Evento contou com Sessão de Cinema, Torta na Cara, Corrida do Saco e Corrida do ovo. Ao final foram sorteados presentes oriundos da Primeira Semana de Oriental Vocacional, além de muitas balas, doces e salgadinhos, oferecidos por diversas empresas do município. “Nada pode pagar a alegria dessas crianças durante essa semana, sem dúvida foi um evento que também entrará para o calendário de atividades do CVT”.